
Oi pessoal, eu sou o Zé!
Nasci em Assis, interior de SP. E foi lá que começou a história do nosso molho!
Quem o inventou foi o meu pai, Sr Ivo. Ele juntou o limão rosa que ganhava da minha tia, a irmã dele, com as pimentas dedo de moça que plantava no quintal. Adicionou cebola, alho e uns temperinhos que ele gostava num pote e pronto!
Aliás, pronto nada! Esse mesmo pote de vidro ficava na prateleira da cozinha por meses!
Passado esse tempo, meu pai o abria - até hoje lembro do aroma que tomava conta da casa inteira - batia tudo no liquidificador, passava pela peneira e só então o dividia em potes de maionese e geleia.
Sortudo de quem o visitasse neste dia!
Quando viemos para Gonçalves, em 2013, recebíamos nossos amigos sempre com esse molho na mesa. E todo mundo perguntava: de quem é esse molho? e a gente respondia: do seu Ivo!
Em 2016, em SP, eu tive a ideia de envasá-lo e, junto com a Daniela, minha esposa, começamos a pesquisar como esse caminho poderia ser percorrido: criação de nome, embalagem, processo de produção e envase - tem muito mais coisa até chegarmos aqui, mas preciso resumir pra você! - e percebemos que não íamos dar conta e pedimos ajuda para nossos amigos.
Cada um nos ajudou no que sabia e podia: Flávio, Toty, Fê Machado, Wendel,Tati Abreu, Alexsandra, Fabi e Mando, Ju e Giu, Jô e Jason, minha irmã Ana Leda, minha mãe, meu pai (claro!), meus cunhados, meu sogro Paulo, minha sogra, Luci e Zé e mais todos os Zés que conhecemos, a Maristela dos Orgânicos da Mantiqueira, a galera dos bazares e feiras, das parcerias, mais um monte de amigos queridos e bem importantes nesta nossa trajetória. Uma lista enorme que transborda de amor (guardamos cada nome escrito dentro do coração feito na porta de entrada da nossa cozinha!)
E só assim conseguimos: orgânicos, feitos sem conservantes, pelas nossas mãos e temperado pelo tempo daqui da Mantiqueira!
E agora você me pergunta: de quem é esse molho? É também do Zé. É de todos nós!